07 março, 2006

Impasse no PSDB

O PSDB atualmente está vivendo um grande impasse, quem será o candidato a presidente da república. A briga está entre o Governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra.

Alckmin já declarou publicamente várias vezes que quer ser o candidato do PSDB e que não abre mão da sua decisão. Repetiu várias vezes que não tem um plano B, caso não seja escolhido pelo partido.

José Serra, está quieto e não toca no assunto. Diz quem decidirá será o partido e que não haverá racha quem quer que seja o candidato. Discurso que Alckmin também adota.

Na opinião os dois são excelentes candidatos e quem for escolhido representará bem o partido. Porém Alckmin sai do Palácio dos Bandeirantes este ano e não pode disputar a reeleição do governo paulista e o prefeito está no seu primeiro mandato frente à cidade de São Paulo.

Por este cenário seria fácil escolher o candidato, mas vamos a variáveis deste cenário.
- José Serra, é apontado como o candidato mais forte para competir com Lula.
- Alckmin tem grande aprovação no estado de São Paulo
- José Serra fez uma promessa de campanha que não deixaria a prefeitura antes do término do mandato
- Alckmin só se interessa pela presidência da República

Porém um cenário está sendo montado, a do Governo de São Paulo.
A última pesquisa Ibope de intenção de voto para o governo de São Paulo levantou o sinal de alerta do PSDB, ao mostrar a ex-prefeita paulista Marta Suplicy (PT) como favorita em todos os cenários, seguida de perto pelo ex-governador Orestes Quércia (PMDB).

Com isto uma nova alternativa está surgindo e que evitaria um eventual desgaste de Serra frente à cidade de São Paulo caso renuncie a prefeitura. Ser o candidato a Governador. Assim, ficaria diretamente ligada a prefeitura e deixaria Alckmin livre para ser o candidato do PSDB a presidente.

Mas a história não para aí. Caso Alckmin vença a eleição, ele já teria se comprometido a apoiar o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.
Os tucanos estão prometendo resolver esta situação até o final desta semana.

É ver pra crer!

Até a próxima!

Nenhum comentário: