12 março, 2013

O CRM como ferramenta estratégica


O CRM ou Customer Relationship Management é uma das principais ferramentas de negócios, constituído de uma base de dados, onde devem ser imputadas informações do cliente ou prospect. Aliás, a base de dados do CRM é o principal ativo do sistema, sendo ela bem construída a inteligência para extrair as informações são rápidas e seguras.

Programas de Fidelidades é um exemplo de informações de clientes para criar bases de dados e tornar a empresa mais competitiva. Outras informações vêm de vendas, consultas, cadastros, visitas a clientes, telemarketing e até a NF Paulista.

Um dos papeis do CRM é antecipar necessidades e/ou criar oportunidades, seja em uma grande corporação ou um profissional liberal. Simples ações como de um dentista que envia uma correspondência ao paciente/cliente sobre o tempo de sua última visita, tende a ter grandes retornos.

Vantagens de ter um CRM são inúmeras, como agilidade em resposta aos clientes e possibilidade de surpreendê-los. Como dizia Steve Jobs "Os clientes não sabem o que querem até dizermos à eles", assim o CRM passa ter papel fundamental no atendimento. Com dados estruturados e trabalhados em tempo real, temos informações sobre hábitos de consumo transformando aquele momento em oportunidade de atender e superar expectativas.

O CRM descreve tendencias de consumo, vendas de novos produtos, oportunidades de relacionamento, entre várias outras aplicações.

A possibilidade em transformar as informações em vantagem competitiva, vai além de atender o cliente.

Mapeamento sobre perda de cotações sinaliza algo errado. Com informações corretas temos material para definir novas estratégias de vendas.

Cada movimento Cliente x Empresa tem um significado. Aproveite este momento, o registro deste momento deve ser informado ao CRM e com as informações criamos novos matérias para estratégias de marketing.

Em resumo, relacionamento vai muito além de registro da data de aniversário, a inteligência de mercado por trás destes dados são ricos, muitas vezes estão dentro das empresas e o CRM é a porta de entrada e saída destas informações.

Até a próxima!

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