28 janeiro, 2009

O Menino do Pijama Listrado

Acabei de ler o livro "O Menino do Pijama Listrado" um bom livro, mas que poderia ter sido melhor aproveitado. Grande parte do livro é chato e repetitivo, o que em algumas vezes me irritava. Exemplo o modo que Bruno, o personagem central do livro, trata a irmã.
Ok, vamos a um pequeno resumo.
Bruno é uma criança comum com seus 9 anos e que morava tranquilamente em Berlim. Até o seu pai ser nomeado Comandante e ser transferido para um campo de concentração chamado Haja Vista.
Bruno em sua inocência, não tem idéia do que acontece e o que significa tudo aquilo e acha engraçado ao olhar pela sua janela e ver depois além da cerca uma quantidade de pessoas com pijamas listrado e um chapéu de pano, todos vestidos exatamente iguais.
Depois de alguns meses sem ter o que fazer, Bruno sai para explorar a região até encontrar um garoto chamado Shmuel, onde começa uma grande amizade. Em suas conversas eles descobrem algumas coincidências com terem nascido no mesmo dia.
A história se desenvolve na amizade e inôcencia de Bruno que não faz idéia da tristeza enfrentada pelo seu amigo, não tendo conhecimento nenhum do Holocausto.
O livro termina de forma triste, com uma grande lição ao pai de Bruno.

Algumas o significado da palavra Holocausto, retirado do site Wikipedia:
A palavra holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade, em que animais (por vezes até seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante a noite para que ninguém visse. Nesse caso, holocausto quer dizer cremação dos corpos. Este tipo de sacrifício também foi praticado por tribos judaicas, como se evidencia no Livro do Êxodo capítulo 18, versículo 12: Então, Jetro, sogro de Moisés, trouxe holocausto e sacrifícios para Deus; (...).


Informações completas sobre o Holocausto no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto
Abaixo imagens do Holocausto:



Nenhum comentário: